JOGO DA MEMÓRIA
Público Alvo: Jardim I
Discipina: Matemática
Tempo: 45 minutos
Objetivo:
- Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração e a memorização;
- Aprender os numerais até 10;
- Identificar a quantidade dos numerais;
- Aprender a respeitar o uso das regras;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em dupla.
- Separar as crianças em duplas e explicar que cada criança deve a quantidade de cada número.
- Cada criança vira duas cartas, se acertar um par vira mais duas, enquanto a outra espera a vez.
- Se a criança errar passa a vez para a outra.
- Ao final, quando as cartas acabarem ganha que tiver o maior número de pares.
Como confeccionar o jogo: Imprimir as cartelas, colar no papel cartão, plastificar e jogar.
QUEBRA-CABEÇA DOS NÚMEROS
Público Alvo: Jardim II
Discipina: Matemática
Tempo: 60 minutos
Objetivos:
- Aprender os números;
- Identificar as quantidades;
- Aprender a organizar e montar peças;
- Desenvolver a habilidade de atenção e do raciocínio lógico.
- Mostrar as crianças o quebra-cabeça montado;
- Contar os números mostrando as quantidades;
- Desmontar e montar o quebra cabeça, mostrando as crianças a forma como encaixar as peças;
- Desmontar e pedir que as crianças montem, encaixando e organizando-as em sua ordem, à medida em que a criança vai montando o quebra-cabeça e aprendendo as quantidades, ela também vai conseguindo aprender a representação nos dedinhos.
Organização da turma: Individual ou em dupla.
Como confeccionar o jogo: Imprimir as cartelas, colar no papel cartão, plastificar e jogar.
JOGO DA SOMA
Público Alvo: 1ºAno - Ensino Fundamental I
Disciplina: Matemática
Tempo: 60 minutos.
- Aprender as dezenas e unidades;
- Separar e agrupar dezenas e unidades;
- Desenvolver a habilidade de saber ganhar e aceitar perder em um jogo;
- Aprender a utilizar tabelas;
- Identificar os numerais fora de sua sequência numérica.
Organização da turma: Trio
Como confeccionar o jogo: Desenhar 2 círculos em papel cartão e cortar, escrever nas cartelas as dezenas a serem trabalhadas e os numerais de 0 a 9, usar clips e lápis para girar, a tabela com os nomes podem ser desenhadas no quadro ou em uma folha.
Como confeccionar o jogo: Desenhar 2 círculos em papel cartão e cortar, escrever nas cartelas as dezenas a serem trabalhadas e os numerais de 0 a 9, usar clips e lápis para girar, a tabela com os nomes podem ser desenhadas no quadro ou em uma folha.
JOGO DO DOMINÓ MATEMÁTICO
Público Alvo: 3º ano - Ensino Fundamental I
Disciplina: Matemática
Tempo: 45 minutos
Objetivos:
- Auxiliar na aprendizagem da tabuada;
- Exercitar o pensamento rápido;
- Respeitar e agir conforme as regras do jogo;
- Desenvolver a habilidade de se relacionar com demais alunos.
Passo a passo
- O professor irá dividir a turma em grupos de 4 alunos.
- Para cada grupo de alunos o professor irá distribuir um Dominó Matemático.
- O jogador dentro do seu grupo irá escolher 7 pedras.
- O jogador que sair com a pedra cuja operação aritmética resulte no par 6 e 6 iniciará a partida.
- O próximo jogador no sentido horário irá tentar encaixar a próxima pedra conforme o resultado da operação matemática, similar a um dominó, porém é necessário resolver uma operação aritmética antes de encaixar a pedra.
- Caso o jogador não tenha a pedra que encaixe em uma das extremidades, ele passa a sua vez para o próximo jogador.
- A cada jogada os demais jogadores verificam se encaixe da pedra está correta, verificando se o resultado da operação aritmética está correta.
- O vencedor do jogo será o que não tiver mais pedras na mão.
Como confeccionar o jogo:
- O dominó terá o número de pedras igual ao do original e suas pedras terão os mesmos valores, porém para encontrar o valor da pedra original, o aluno terá que resolver uma operação aritmética antes;
- Imprimir as cartelas, colar no papel cartão, plastificar e jogar.
Exemplos:
Dominó Matemático
STOP DA TABUADA
Público alvo: 5º ano - Ensino Fundamental I
Disciplina: Matemática
Tempo: 40 minutos
Objetivos:
- Estimular o estudo da tabuada
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo
- Desenvolver a agilidade e o raciocínio rápido.
Passo a passo:
- O professor entrega cartelas com as operações matemáticas nas lacunas da parte superior e as lacunas vazias na parte inferior
- Então é sorteado um numero da tabuada a ser resolvido
- O primeiro grupo a terminar de responder as operações diz em voz alta STOP, e os demais devem parar de responder imediatamente.
- Cada resposta correta equivale a 10 pontos, e cada resposta incorreta 0 pontos.
- Outro numero e sorteado, e o mesmo procedimento e tomado
- Ao preencher toda cartela soma-se os resultados e o grupo que tiver acertado mais operações vence.
Organização da turma: Grupos com 4 Alunos.
Como confeccionar o jogo: Criar as cartelas e imprimir;
imprimir os jogos para serem sorteados e jogar.
EXEMPLO:
DESAFIO MATEMÁTICO DAS FRUTAS
Público alvo: 2º ano - Ensino Fundamental I
Disciplina: Matemática
Objetivo:
- Desenvolver o raciocínio lógico e atenção das crianças através do jogo, tendo a finalidade de trabalhar a adição e subtração.
Conteúdo Abordado: Adição e
Subtração
Quantidade de
Participantes: 01
Regras do jogo:
- O jogo deve ser respondido individualmente;
- O jogador deverá descobrir qual o valor de cada fruta para descobrir o resultado final;
- O jogador deverá responder dentro do tempo determinado.
Como confeccionar o
jogo:
- Escolher as frutas e seus respectivos valores, logo após passa-las para o E.V.A deixando apenas o ultimo resultado em branco, o qual deverá ser acertado pelos jogadores.
AMEI. MUITO BEM, EXCELENTE MATERIAL...
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